Sobre nossa profissão Técnico em Eletrônica

Destinado á  discussões de temas livres etc...
Você precisa estar Logado para acessar os demais Fóruns, SEJA BEM VINDO - ao mundo da Tecnologia.
Responder
Avatar do usuário
Geraldo
Administração
Administração
Mensagens: 432
Registrado em: Sáb Out 18, 2008 7:36 pm
Localização: Nova Andradina - MS
Contato:

Sobre nossa profissao Técnico em Eletra´nica

Mensagem por Geraldo » Qua Nov 30, 2011 9:42 am

Vejo amigos de profissao reclamando que a coisa ta feia , que tem medo das novas tecnologias, que a Eletra´nica vai acabar, estao até buscando outra profissao em paralelo ou desistindo de Eletra´nica partindo para outra.

Pode ver sempre os que reclamam é aqueles que ficam parados no tempo, ou seja não investem no que faz, vai ver não tem um misero Osciloscópio, minha opiniao para esses sim vai acabar, a nossa profissao nos dias de hoje não é como antigamente, necessitava somente do Multimento e Ferro de Soldar nada mais, Hoje exige conhecimentos, estudar perder um tempinho, ver como funciona o circuito, investir em instrumental de trabalho.

Podem ver tempos atrás nosso irmaos de profissao, Técnico em informática o que eles faziam, trocavem simplesmente as placas, só que hoje tem muitos que trocam é componentes, chipset etc...

Coisa que vejo hoje muitos técnicos pela falta de leitura, pela falta de instrumentos e pela preguiça de ler e medo de investir, se tornaram trocadores de placas.

Fazendo com isso o orçamento ir lá encima espantando o cliente após saber o orçamento recusa, ai o Técnico para e pensa puxa vida a coisa tá feia... Eletra´nica vai acabar mesmo... Preciso descobrir outra coisa para fazer.

Gente pense bem não é mais fácil investir no que vocaª sabe fazer, do que investir em uma coisa incerta que nem sabe se vai dar certo, a menos que vocaª tenha muito dinheiro para investir até começar retornar.

Digo e repito invista em vocaª, invista em sua profissao, invista no que vocaª sabe fazer, seja abusado, não tenha medo dos circuitos a Teia esta cheia de informações, saiba como funciona uma fonte de alimentação, saiba como funciona um inverter, saiba tudo sobre os sinais LVDS, adquira um osciloscópio não precisa ser o mais sofisticado, fazendo isso já é um passo tomado, saiba como o Osciloscópio funciona, pegue um tv funionando e comece a praticar os oscilogramas, faça anotações de tudo não confie na memória.

Componentes para manutenção não é desculpas mais, para voces terem uma idéia, tinhamos vários aparelhos parados na prateleira, aguardando aprovação de orçamento, exemplo serviço que ficaria, R$480.00 com a recuperação da placa defeituosa caiu para R$280.00, resultado cliente satisfeito e nós tambem.
[center]Imagem[/center]

Avatar do usuário
beigmar_1000
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 1634
Registrado em: Ter Out 28, 2008 11:47 am
Localização: INHUMAS-GO

Re: Sobre nossa profissao Técnico em Eletra´nica

Mensagem por beigmar_1000 » Qua Nov 30, 2011 10:20 am

concordo com vc Geraldo,o meu "professor" quando comecei com ele,ele disse que pena que vc ta começando agora(1990)pois esta profissao vai acabar nos proximos 5 anos.....resumindo,hoje ele trabalha de taxista,eu estou firme e forte......trocar smd era coisa impensada,ele dizia estroço ai só o robo pra trocar,hoje ele me vaª trocando um em questao de minutos....Tecnico não tenha medo de conhecer novas tecnicas e nem preguiça de estudar e nem dó de gastar ums "trocados" em ferramentas ...uma bancada bem equipada e ORGANIZADA,vai torna sua vida muita mais facil.......hoje só não aprende quem não quer, depois da popularização da internet,temos tudo ao nosso alcançe.é para frente que se anda.
BEIGMAR PEREIRA

Eletrônica El shady -Inhumas-Go

que Deus nos abençõe.

Avatar do usuário
Nilton Cesar
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 132
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 9:08 pm

Re: Sobre nossa profissao Técnico em Eletra´nica

Mensagem por Nilton Cesar » Qua Nov 30, 2011 10:02 pm

é a pura realidade o sol nasce para todos mais tem alguns que vivem na sombra, se vira nos trinta
ImagemPanela da ignorância...

Avatar do usuário
DiGiTeC
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 524
Registrado em: Seg Out 27, 2008 6:54 pm

Re: Sobre nossa profissao Técnico em Eletra´nica

Mensagem por DiGiTeC » Sex Dez 02, 2011 9:52 am

Concordo plenamente, meu pai trabalha com eletra´nica a 40 anos, claro ja aposentado mas ainda faz serviços se fosse por eles eu não estaria no ramo, mas hj graças a DEUS sou em quem dou serviço a ele e é claro muitas informações i mportantes que com muito estudo, prática, esforço e dedicação se consegue, o investimento na bancada é fundamental hoje, mas é claro não adianta equipamentos se não o souber usar.

Segue exemplos, dicas de ganhar um dindim fácil...

Atualização, troca de soft GPS R$40,00 (10 minutos) um servente de pedreiro leva o dia todo suando a camisa pra ganhar isso

Troca de touch controle remoto de alarme de média R$20,00 e ainda vc ganha o cliente que ja passou por várias eletra´nicas que não quiseram fazer o serviço.

Aquele fiozinho que chega alguem pedindo que solde, pois o faça sempre um ou outro vai lembrar de ti no futuro...

Use um sistema que controle tudo, estoque organizado, clientes, contas, assim poupara seu serviço e o cliente perde a razao quando diz que arrumou faz 1 maªs ou etc

Maquina de cartao, o cliente parcela não peza no bolso e vc ainda pode adiantar seu pagamento...

Coloque 1 ou 2 cadeiras para sala de espera, um aquário, uma TV ligada para distração deixa o cliente tranquilo enquanto espera um serviço rápido ou alguma finalização...

Balinhas para crianças, do meu ver como tenho filhos fico contente num lugar que entro e os recebem

Agora tempo de natal umas luzes, enfeites deixa a eletronica no clima de NATAL...

FAça um sorteio de uma TV pro exemplo agora fim de ano...

Entre outros serviços simples que o técnico deixa de fazer que no fim do maªs faz a diferença

não deixe de prestar serviço por falta de NF, abra uma MEI, muito barato por seus previlégios

Do meu ver nossa profissao nunca vai acabar, mas é claro sempre inovando, controlando finanças e atendendo sempre bem os clientes

Espero ter contribuido para o post sem +, obrigado e FELIZ NATAL!!!

Avatar do usuário
Marcos53
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 482
Registrado em: Seg Out 27, 2008 6:11 pm
Localização: Belo Horizonte-MG.
Contato:

Re: Sobre nossa profissao Técnico em Eletra´nica

Mensagem por Marcos53 » Dom Dez 11, 2011 9:47 am

Os tempos mudaram assim como as técnologias de recepção e reproduções de imagems, como já disse algumas vezes vai ocorrer um seleção natural de técnicos em tv's! Penso eu vai ficar quem investir em novas ferramentas que viram para um diágnostico rápido e sem falar em um bom osciloscopio que no momento ajuda muito,e bom sempre estár lendo literaturas técnicas e participando de cursos e treinamentos.
Vamos a luta um abraço e Feliz Natal a todos!

Avatar do usuário
Euler Martins
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 229
Registrado em: Sex Dez 17, 2010 10:52 pm

Re: Sobre nossa profissao Técnico em Eletra´nica

Mensagem por Euler Martins » Qui Dez 22, 2011 3:31 pm

não tento me iludir achando que a profissao de Técnico Eletra´nico na manutenção de aparelhos domesticos como Tv,Som,DVD etc tenha Futuro pelos seguintes motivos:

1-Liberação de importação de aparelhos chineses "culpa do COLLOR" que acabou com a industria nacional, e por consequencia as redes autorizadas. Hoje as poucas autorizadas trocam o aparelho na garantia e raramente consertam. Muitos produtos chineses sao feitos em presidios "Isso explica um cotrole remoto de TV custar em media R$4,50 que é menos que o valor das pilhas" ou seja enquanto alimentamos bandidos na China tiramos empregos de pais de familha no Brasil.


2-Hoje consertamos aparelhos projetados e construidos por maquinas "por isso as industrias lançam um aparelho novo a cada dia" antes como os aparelhos eram projetados por engenheiros e não por computador,as fabricas ficavam meses ou anos com o mesmo chassis exemplo PHILCO CH01,CH02 SHARP G,H PHILIPS KT3,GL dando tempo do técnico se aperfeiçoar em cada aparelho.

3-Dificuldade para conseguir peças para reposição, e enxurrada de componentes falsos "hoje se falsificam até componentes de R$0,50".

4-Vivemos uma epoca de inversao de valores.Enquanto o Neymar jogador do Santos "um muleque de 19 anos que nem é o melhor jogador das Americas" ganha R$3.000.000,00 por mes sao nascessarios DOIS MIL E QUINHENTOS técnicos em eletra´nica quebrando cabeça oito horas por dia ganhando R$1.200,00 por mes "R$1,200,00 é o salario medio de um Técnico aqui em Minas Gerais".Antes o salario medio de um Técnico era 5 ou 6 salarios minimos "Hoje seria +ou- R$3.500,00".

5-Hoje estamos vivendo a cultura do Descartavel "se descarta o aparelho simplesmente porque esta fora de moda"


Conclusao:A menos que o Brasil tenha um Presidente que crie leis que incentive a industria Nacional "coisa que eu acho dificio" nos tamos é FUDIDOS e mal pagosImagemImagem

Obs:Faça um teste com uma criança, de um radinho de pilhas pra ela:
1-Se ela decorar as musicas e começar a cantar - MUITO BOM - Tem futuro como cantor.
2-Se ela vender o radinho pelo dobro que voce pagou - BOM - Tem futuro como comerciante.
3-Se ela abrir para ver como funciona - MUITO MAL - Procure um Pisicologo urgente para um aconselhamento.Imagem

Avatar do usuário
DiGiTeC
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 524
Registrado em: Seg Out 27, 2008 6:54 pm

Re: Sobre nossa profissao Técnico em Eletra´nica

Mensagem por DiGiTeC » Dom Dez 25, 2011 1:58 am

Que bom se compramos controle a 4,50 venda a o 20,00 a± ta bom o lucro ???

Avatar do usuário
Nilton Cesar
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 132
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 9:08 pm

Re: Sobre nossa profissao Técnico em Eletra´nica

Mensagem por Nilton Cesar » Dom Jan 08, 2012 6:40 pm

Burros sao nosso rol de industrias que tem no Brasil logo estaremos sendo dominado pelos chineses kkkkkkkk vai demorar muito não
ImagemPanela da ignorância...

Responder