História da Philco

Destinado á  discussões de temas livres etc...
Você precisa estar Logado para acessar os demais Fóruns, SEJA BEM VINDO - ao mundo da Tecnologia.
Responder
Avatar do usuário
leandropalmeira
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 3924
Registrado em: Seg Out 20, 2008 11:14 am
Localização: Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

História da Philco

Mensagem por leandropalmeira » Seg Dez 01, 2008 8:15 am

História da Philco

Philco
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



A empresa estadunidense de produtos eletra´nicos Philco (Philadelphia Corporation) foi fundada em 1892, com o objetivo inicial de fabricar acumuladores elétricos.
Indaºstria voltada ao áudio e vídeo, fez parte do grupo Ford Motor Company a partir de 1961.
O rádio modelo capelinha começou a ser comercializado no Brasil em 1934. No ano de 1948, foi construída a primeira fábrica brasileira da marca, na cidade do Rio de janeiro, onde foram produzidos os primeiros rádios nacionais.
Na década de 50, teve importante participação na criação da TV brasileira, produzindo aparelhos de televisao, que na oportunidade recebiam imagens em branco e preto.
Nos anos 60, lançou o televisor modelo Predicta de design avançado e futurista, e que ainda é muito utilizado em comerciais até os dias de hoje.
Os aparelhos Philco desta época sao sem daºvida alguma os mais bem elaborados do mercado nacional.
E a marca se solidifica cada vez mais.
Em meados dos anos 60 uma novidade! Televisores equipados com controle remoto sem fio, um avanço incrível para a época e que demoraria muitos anos para a concorraªncia seguir o exemplo.
A seguir, a Philco implanta a primeira fábrica de semi condutores do Brasil, fabricando transistores para uso próprio e para os concorrentes. Em seus comerciais decreta "o fim das válvulas": a publicidade mostra uma equipe destruindo válvulas eletra´nicas de vidro. Começa a era do Transistor e dos "CIs" (circuítos integrados) os atuais "chips".
Em 1972, tem início a produção de televisores em cores. Mais uma vez a Philco-Ford sai na frente produzindo o primeiro e aºnico televisor colorido confiável da época, pois as marcas nacionais não dispunham de recursos e as duas concorrentes de origem européia, uma holandesa (Phillips) e a outra alema (Telefunken), colocaram no mercado modelos que se revelaram verdadeiras "bombas".
Na década de 70 e início dos anos 80 era conhecida como Philco-Ford. Produzia televisores, rádios e toca-fitas de aºltima geração destinados ao mercado interno e para exportação. Os auto-rádios e toca-fitas Philco eram usados na linha de automóveis da Ford brasileira e norte-americana.
Seguindo a  risca a filosofia de Henry Ford de que "a verdadeira base da empresa é o serviço", a Philco-Ford criou uma grande e sólida raªde de assistaªncia técnica de primeira linha, sempre invejada pela concorraªncia que sempre tentava imitar, porem sem o mesmo sucesso.
A partir de meados dos anos 80 num acordo de transferaªncia de tecnologia com a japonesa Hitachi, passa a produzir equipamentos sofisticados tais como video câmeras e video cassetes. Os produtos passam a sair de suas linhas de montagem com o nome Philco-Hitachi.
Cansada da política imposta a empresas do setor eletra´nico com capital estrangeiro e com enormes dificuldades face a lei de reserva de mercado de informática criada pela ditadura militar em vigor e que visava proteção, não do do país, mas sim de alguns empresários muito amigos daqueles que detinham o poder, a Ford se desinteressa da Philco e a coloca a venda.
Até este momento a empresa é sólida e a marca goza de enorme prestígio junto ao mercado.
Sem respaldo da Ford, a Hitachi descredencia os novos proprietários e cessa a transferencia de tecnologia.
Sem a tecnologia japonesa, a qualidade do produto já não é a mesma,e para piorar a situação, aquilo que sempre fez a diferença, a poderosa raªde de assistaªncia técnica, é deixada de lado.
Parece que a nova direção, habituada ao enorme lucro fácil do setor financeiro não conseguia entender a filosofia de Henry Ford.
No Brasil seu controle acionário foi vendido a Itautec em 1994, que acabou vendendo a empresa para a Gradiente em 2005.
Em 2007 a marca foi vendida para um grupo de investidores brasileiros e licenciada para a Britânia Sound e Vision que agora também vende aparelhos populares e baixo custo: home theathers, auto-rádios e aspiradores de pó com a marca Philco, além de Micro ondas "made in China".

Fonte : http://www.vascoeletronica.com.br/defphilco.htm

Avatar do usuário
ALEX-RJ
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 110
Registrado em: Ter Out 28, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO

Re: História da Philco

Mensagem por ALEX-RJ » Sex Dez 05, 2008 7:00 am

É BOM SABER QUE HOJE O RESPONSaVEL É A BRITa‚NIA, VAMOS VER ATÉ QUANDO.
O QUE VOCÊ PLANTAR HOJE VAI COLHER NO FUTURO

Responder