Duvida sobre estagio

Destinado á  discussões de temas livres etc...
Você precisa estar Logado para acessar os demais Fóruns, SEJA BEM VINDO - ao mundo da Tecnologia.
Responder
Leaphar
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Set 27, 2010 3:51 pm

Duvida sobre estagio

Mensagem por Leaphar » Qui Out 21, 2010 8:06 pm

Olá pessoal sou novo no forum, estou terminando um curso tecnico de eletronica e queria saber se vcs poderiam me ajudar tirando uma duvida:

é que eu ja estou terminando o curso (acaba agora final do ano) mas ainda não pude fazer o estagio pq estava trabalhando com meu pai, entao vou procurar por um agora e não sei se vai dar para termina-lo antes das aulas acabarem

entao minha duvida é a seguinte: esse estagio que eu tenho que fazer é obrigatorio, mas se eu não conseguir termina-lo até final do ano ele será interrompido e eu não poderei mais completar meu curso e pegar meu diploma e registro no CREA?

eu achei uma lei de 2008 na internet que fala que dava pra mim ainda terminar a carga horaria que falta depois de ja ter terminado o curso mas ouvi dizer que saiu outra mais recente que diz que só se pode fazer estagio enquanto estiver estudando e tal, mas eu não sei se é verdade.

obrigado pelo forum de vcs com um ótimo conteudo e se puderem me ajudar eu agradeceria muito tmbm ^^

Avatar do usuário
Castelar
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 647
Registrado em: Sex Out 31, 2008 6:25 pm

Re: Duvida sobre estagio

Mensagem por Castelar » Sex Out 22, 2010 8:28 am

ESTaGIO

Para obter o diploma é preciso fazer um Estágio Profissional Supervisionado Obrigatório de, no mínimo, 150 horas.

Vocaª terá um prazo de dois anos (contados a partir da data de matrícula) para a execução do estágio. Ao término desse prazo, é possível se matricular novamente, sendo que o prazo máximo para a realização do estágio é de traªs anos após a rematrícula.

O aluno que comprovar o exercício profissional das funções correspondentes a  Habilitação Profissional e áreas afins pelo período mínimo de dois anos poderá, a critério da escola, ser dispensado do Estágio Profissional Supervisionado Obrigatório.

achei aqui não sei se responde sua pergunta? http://www.institutomonitor.com.br/curs ... ncial.aspx

Leaphar
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Set 27, 2010 3:51 pm

Re: Duvida sobre estagio

Mensagem por Leaphar » Seg Out 25, 2010 11:48 am

Muito obrigado amigo, respondeu sim ^^

eu tambem consegui achar umas coisas falando das leis, estava lendo, aí descobri que minha saida seria refazer a matricula no final do ano se eu não conseguir terminar o estagio até la.

abraço.

Avatar do usuário
jrbb2000
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Nov 04, 2010 10:17 am
Localização: Sao Paulo - SP

Duvida sobre estagio

Mensagem por jrbb2000 » Seg Nov 08, 2010 9:53 am

Vamos tentar explicar:

[justify]Os Estágios Obrigatório e não Obrigatório, estao previsto na Lei nº 11.788 de 25.09.2008 e no Plano de Curso dos cursos técnicos.[/justify]


Fundamentação Legal
[justify]O Estágio Curricular Supervisionado, esta previsto na Lei nº 6.494 de 07.12.1977, regulamentado pelo Decreto nº 87.497 de 18.08.1982 e Resolução nº 1/2004-CEB/CNE de 21.01.2004.[/justify]


Condições Gerais

  • [justify]A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiaªncia.[/justify]
  • [justify]O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo compulsória a sua concessao, bem como a do auxílio-transporte, na hipótese de estágio não obrigatório.[/justify]
  • [justify]A eventual concessao de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saaºde, entre outros, não caracteriza vínculo empregatício.[/justify]
  • [justify]Poderá o educando inscrever-se e contribuir como segurado facultativo do Regime Geral de Previdaªncia Social.[/justify]
  • [justify]É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.[/justify]
  • [justify]Aplica-se ao estagiário a legislação relacionada a  saaºde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio.[/justify]




Estágio Profissional Obrigatório



Este é um estágio obrigatório para os cursos profissionalizantes, faz parte da grade curricular dos cursos. Ao final do estágio, deve ser apresentado um relatório que será avaliado pela Escola e após aprovado, será expedido o diploma de técnico.
[justify]
Estágio não Obrigatório
[/justify] [justify]Este estágio é considerado opcional ao aluno. Pode ser realizado enquanto o aluno estiver matriculado no curso e existir vínculo com a instituição de ensino. Deve estar relacionado com a área do curso.[/justify]




Onde Realizar
[justify]Na comunidade em geral junto as pessoas jurídicas de direito privado e os órgaos da administração paºblica direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da Uniao, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional.[/justify]


Finalidade do Estágio



[justify]Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a  preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqa¼entando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.[/justify]
Experiaªncia Profissional



[justify]O aluno pode comprovar experiaªncia profissional na área técnica após avaliação da documentação.Essa experiaªncia pode ser validada como Estágio Profissional Obrigatório, mas para isso é indispensável a elaboração do relatório das atividades realizadas durante a experiaªncia profissional.[/justify]
Observações Importantes
  • [justify]Ao iniciar o estágio o(a) aluno(a) deve matricular-se junto ao Setor de estágio, para entao receber as documentações necessárias para realização do mesmo;[/justify]
  • [justify]qualquer estágio, por determinação legal, só poderá ser iniciado após a aprovação e assinatura da documentação por todas as partes envolvidas, ou seja, aluno, empresa e instituição de ensino respectivamente.[/justify]
  • [justify]nosso prazo para aprovação da documentação é de 48(quarenta e oito horas) ou 2(dois) dias aºteis. Somente após este prazo o aluno poderá iniciar o estágio.[/justify]



Condições Gerais

  • O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficiaªncia;
  • O estágio realizado de forma paralela ao curso não poderá ultrapassar a jornada de trabalho de 30 horas semanais (6 horas diária), respeitando a compatibilidade com o horário escolar;
    a realização do Estágio Curricular Supervisionado por parte do aluno não acarretará vínculo empregatício de qualquer natureza;
  • O estágio deve ser realizado ao longo do curso, permeando o desenvolvimento dos diversos componentes curriculares e não deve ser etapa desvinculada do currículo;
  • O estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estao programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até 40 (quarenta) horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino.

E não se esqueça:
1- Voce deve procurar o departamento de estagio e falar com seu professor responsavel por ele;
2- Voce deve resgistrar tudo o que for desenvolvido no estagio, para depois transcrever nas folhas de atividade e no relatorio final;
3-Mantenha toda a documentação em dia e em ordem, não deixe para a ultima hora;
4-Faça um seguro, especificamente para estagio escolar, em qualquer banco, é preciso e obrigatorio, e tambem barato, custa uns 50,00 e só serve para cobrir sinistros relativo ao estagio;
5-participe das reuniaµes de estagio no seu colegio, mesmo depois de concluido o curso, se voce não participa ainda, é um bom momento para começar e se enterar;
qualquer daºvida, procure o professor responsavel pelo estagio e na sua ausencia o coordenador de curso.
Boa sorte e seja organizado, pois o estagio é uma grande oportunidade de voce poder apreender e errar!
Joao Roberto.

Responder