O que é Traffic Shaping? Saibam o que é e não aceitem isso !

Destinado á  discussões de temas livres etc...
Você precisa estar Logado para acessar os demais Fóruns, SEJA BEM VINDO - ao mundo da Tecnologia.
Responder
Avatar do usuário
leandropalmeira
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 3924
Registrado em: Seg Out 20, 2008 11:14 am
Localização: Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

O que é Traffic Shaping? Saibam o que é e não aceitem isso !

Mensagem por leandropalmeira » Sáb Mar 27, 2010 9:53 am

Uma prática muito comum e ao mesmo tempo negada pelas provedoras de acesso a  internet: entenda melhor a polaªmica e aprenda o que vocaª pode fazer com relação a isso.

A grande maioria dos usuários de internet não percebem isso ou não se preocupam, mas uma pequena parcela deles, aqueles que fazem downloads grandes via protocolos de transferaªncia, já notaram que em determinados horários ou para determinadas funções a internet fica muito mais lenta. Há uma estimativa que cerca de 10% dos usuários de internet no Brasil sao responsáveis por 80% do tráfego de dados nas redes do país. Ou seja, sobram mais ou menos 20% de banda para a grande maioria dos usuários.

Pensando nisso, as provedoras de acesso a  internet – ISP, do inglaªs Internet Service Provider – começaram algumas formas de moldá-lo, limitando o tamanho da banda para os protocolos que usam mais a rede, que sao basicamente os de transferaªncia de arquivos grandes. Esses sao os protocolos P2P, como do Emule ou do Ares Galaxy, ou os Torrent utilizados amplamente por muita gente. Alguns provedores limitam inclusive a transmissao de arquivos via FTP, outro tipo de protocolo, usado para fazer transferaªncias entre servidores.


Imagem

Este tipo de prática é chamado de Traffic Shaping, o que significa literamente modelação de tráfego. Os provedores negam a prática por ela ser ilegal e camuflam muito bem a forma como isso é feito. Mas isso acontece para garantir que a maior parte de sua rede, que não utiliza esses protocolos de transferaªncia ou não fazem downloads pesados, possa ter um acesso tranquilo a seu email, aos blogs que laª e até mesmo poder ver alguns vídeos no Youtube.



Veja mais . . http://www.baixaki.com.br/info/3078-o-q ... aping-.htm

http://www.abusar.org/traffic_shaping.html

Avatar do usuário
leandropalmeira
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 3924
Registrado em: Seg Out 20, 2008 11:14 am
Localização: Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

Re: O que é Traffic Shaping? Saibam o que é e não aceitem isso !

Mensagem por leandropalmeira » Sáb Mar 27, 2010 10:05 am

Quinta ou sexta , nem me recordo hehe , eu havia ligado para a Anatel fazendo um reclamação devido a  este problema, pois na oi não adianat , vc reclama eles aumentam e em um dia está igual .
Pois como em geral a txa de download sempre está boa (algo em torno de 85 a  120kb/s) em diversos servidores e apenas nos servidores que baixo constantemente é que estava lenta (Rapidshare , 4Shared e EasyShare) , liguei pra Anatel e pedi provid~encias , pois a oi poderia estar praticando o ao Traffic Shapping .

Até a  alguns minutos atrás , minha internet que é de 1 Mega ( Oi Velóx) estava baixando entre absurdos 4Kb/s e 40 kb/s .

a€ pouco um funcionário da Oi ,me ligou (devido a  reclamação que fiz a  Anatel) e mandou fazer uns testes idiotas , em servidores que ninguem baixa (arquivo só para testes deles hehehe).


Acreditem se quiserem , ele desligou o telefone a Net voltou ao normal , só que secundo ele estava normal ,não tinha o que fazer !!
Me falou ainda que se eu quizesse ele mandaria o técnico, mas não haveria a nescessidade , ai eu falei , claro que não precisa enviar, eu sei que aqui tá ok ;D ;D o problema é ai ;D .

Uma observação : Se vc testar com medidores de velocidade ,ela mede normal ,mas nestes sites que vc baixa muito eles limitam !

Telefone da Anatel : 133

Avatar do usuário
leandropalmeira
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 3924
Registrado em: Seg Out 20, 2008 11:14 am
Localização: Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

Re: O que é Traffic Shaping? Saibam o que é e não aceitem isso !

Mensagem por leandropalmeira » Qua Mar 31, 2010 12:15 pm

Acabei de receber uam ligação de uma funcionária da Anatel , querendo saber como estava minha velocidade .
Como ainda não está normal , falei a  ela que ia reclamar denovo a  noite para a operadora , pois é na minha net de casa .
A´iela me disse que entre em contato com a Oi e caso não resolva é para entrar em contato com ela novamente !


pessoal achpo que se todos fizerem isso a Anatel tomará provid~encias quanto á isso .

Responder